sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Cultura

Resultado da nossa enquete: a diversidade cultural do país tem alcançado mais visibilidade no governo Lula?

  • Sim. As iniciativas governamentais têm favorecido manifestações das diversas culturas. 46%
  • Não. O governo tem reforçado as mesmas restritas expressões de cultura predominantes no país. 54%

Nossa opinião

A potencialização da diversidade cultural de um país não necessariamente tem ligação direta com uma maior visibilidade de expressões variadas da cultura, e, sobretudo, das artes. Até porque visibilidade, em alguns casos remete mais à massificação que à participação ampla.

A percepção predominante – nesta enquete – de que o atual governo não tem favorecido à diversidade, carece, é claro, de rigor empírico para figurar como afirmativa-reflexo de uma situação experimentada e comprovada, porém, uma lista considerável de exemplos que ratifiquem tal afirmativa poderia ser apresentada, o mais atual e polêmico é a concentração dos recursos oriundos de renúncia fiscal do governo – leis de incentivo à cultura – na região sudeste.

Uma discussão que se prolonga há anos e que o atual governo não foi capaz de avançar. De um lado, produtores populares de cultura que não acessam tais recursos (pelos mais variados motivos, que poderemos elencar oportunamente), de outro, um governo, que ainda não conseguiu elaborar uma resposta à essa demanda urgente pela possibilidade de que uma miríade de expressões legítimas de nossas culturas ganhem maior visibilidade.

2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente com a opinião do site.

Anônimo disse...

Estou amando receber seus artigos.

Atenciosamente

Teresa Cristina Alencar Fonseca