quinta-feira, 24 de março de 2011

Sustentabilidade

Resultado de nossa enquete: como o governo do Rio de Janeiro deve conduzir a busca de uma solução para os problemas causados pela CSA na região de Santa Cruz?
  • Deve contemporizar e negociar exaustivamente, pois trata-se de importante investimento privado para o estado e que contou com recursos públicos - 19%.
  • Deve aplicar pesadas multas e direcionar esses valores para equacionar os problemas socioambientais gerados pela siderúrgica - 23%.
  • Deve exigir a imediata suspenção das atividades da siderúrgica até que os graves problemas socioambientais sejam resolvidos - 13%.
  • Deve multar e suspender as atividades da siderúrgica até que os problemas socioambientais sejam resolvidos - 45%.

Nossa opinião


Primeiramente temos que reconhecer que recursos públicos devem ser geridos de modo público! Ou seja, com transparência e com ênfase em causas que tenham repercussão positiva para o conjunto da sociedade. E os aspectos socioambientais são cada vez mais entendidos como preocupação relevante para a população. O resultado da nossa enquete, na qual 81% entendem que a siderúrgica deve ser penalizada pelos problemas causados, reforça essa preocupação com os aspectos socioambientais da atividade empresarial e da gestão pública. Desse modo, apoiar a conquista de investimentos privados pode ser uma boa iniciativa, desde que preserve tais princípios (que não esgotam o tema).

Em nossas consultas a sites dos governos estadual e municipal não identificamos a existência de critérios socioambientais como contrapartida ao apoio público ao investimento privado, nem um monitoramento permanente do cumprimento de possíveis exigências desse tipo. Se existem (e devem existir), estão restritos a instâncias da burocracia governamental e a sociedade não está participando desse processo, embora sofra com os desdobramentos negativos do não cumprimento de requisitos socioambientais por parte da TKCSA. Também os sites da empresa não informam suas práticas preventivas e corretivas.

Durante a realização da nossa enquete acompanhamos e divulgamos neste blog diversas notícias acerca dos problemas socioambientais da implantação do projeto da TKCSA em Santa Cruz. Embora tenhamos monitorado também a grande imprensa nacional, não identificamos notícias positivas em relação às práticas socioambientais da siderúrgica.

A questão é bastante delicada, principalmente porque esses problemas apresentados pela TKCSA podem se potencializar uma vez que estão previstos elevados investimentos na mesma região. Excluir a sociedade das discussões acerca do direcionamento de recursos públicos com fins privados não é uma prática adequada para uma democracia que tenta se consolidar. Reiteramos que esses investimentos privados, associados ao apoio público, são relevantes e necessários numa democracia capitalista que almeja se desenvolver de modo sustentável, o que significa muito mais do que apenas crescer na perspectiva econômica.

Nenhum comentário: