sábado, 1 de janeiro de 2011

Enquete Plurimus


Educação e Cultura de qualidade para todos


Resultado de nossa enquete: na sua opinião qual deveria ser o foco das políticas públicas da próxima gestão do governo do estado do Rio de Janeiro?

a) Educação e Cultura de qualidade e para todos, para que se inicie um processo sustentável de reversão do trágico quadro de marginalização da juventude 67%

(b) Trabalho e Renda, como uma estratégia de diminuição das desigualdades e de inclusão social 11%

(c) Saúde e Habitação, visto que as políticas desses setores vêm sendo negligenciadas há tempos pela gestão pública 7%

(d) Planejamento urbano, incluindo projetos e ações de melhorias de infra-estrutura urbana e principalmente de segurança pública 15%

Nossa opinião

O resultado da enquete reforça que os leitores da Plurimus têm a exata percepção do grande problema social causado pela desigualdade. Quando quase 70% dos respondentes identificam que o foco das políticas públicas da próxima gestão do governo do estado do Rio de Janeiro deveria ser a promoção de educação e cultura para todos, como forma de reversão de um quadro de marginalização da nossa juventude. O consenso parece gritar o seguinte: acreditamos que condições semelhantes de partida podem permitir trajetórias exitosas.

Ficamos orgulhosíssimos com esse brinde à cidadania proporcionado pelos nossos leitores. Afinal, fim de ano, início de um novo ciclo de gestão do nosso estado, é sempre tempo de sentir esperança de que as pessoas são o ativo mais importante que o Rio de Janeiro possui. E que tratando de municiar esse povo de condições de desenvolvimento, nosso estado protagonizará uma bela história.

Não podemos deixar de mencionar, é claro, nosso segundo lugar na resposta dos leitores: planejamento urbano, isto é, infra-estrutura e segurança pública. Então fica um recado para os nossos governantes, mas sobretudo para nós mesmos, cada um de nós como uma espécie de observatório individual da realidade social que gostariamos de presenciar em nossas cidades e em nosso estado. Se essa é realmente uma demanda social desse nosso tempo, devemos nos aproximar da gestão pública, monitorar os avanços nesse sentido e cobrar energicamente resultados concretos de mudança.

Tomar parte em discussões e fóruns - sejam quais e em que quantidade forem - onde se possa fazer ouvir a voz de quem emanou os formuladores e executores das políticas públicas, do poder de representar a cada um de nós em nossas demandas mais prioritárias e urgentes. Participar ativamente da construção do Rio de Janeiro que queremos.

Feliz 2011! Votos de um ano cheio de grandes projetos e sustentáveis avanços!

Equipe Plurimus Educação e Cultura

Nenhum comentário: