sexta-feira, 25 de julho de 2008

Cidadania Cultural

Resultado da nossa enquete: As políticas de cultura no Brasil mais efetivas na garantia do acesso à cultura de forma ampla são realizadas por qual setor?

A enquete que realizamos neste blog encerrou ontem com o seguinte resultado:
  • Primeiro, o governo é o maior incentivador da cultura no Brasil (66%)
  • Segundo, as empresas por meio de patrocínios e incentivos fiscais (20%)
  • Terceiro, as ONGs e movimentos sociais têm sido os mais participativos (20%)
Como os participantes puderam escolher mais de uma opção, não é possível somar os percentuais.

Nossa opinião

Sem desconhecer a centralidade da preocupação com a garantia dos direitos à cultura como responsabilidade genuína dos governos, opinião compartilhada pelos votantes da enquete, acreditamos que a mobilização pela garantia de tais direitos deve ser conjunta dos três setores da sociedade – do contrário jamais se chegará à almejada cidadania cultural. Em tempo de desafios complexos os grupos humanos devem atentar para o entrelaçamento das muitas dimensões implicadas no convívio coletivo. Aos governos, cabe garantir condições mínimas irredutíveis para que todos tenham acesso ao universo da cultura – Declaração Universal dos Direitos Humanos – às empresas, o engajamento efetivo na promoção das muitas expressões de cultura relacionadas a todos os seus stakeholders; e, à sociedade civil organizada o compromisso orgânico com a missão de permitir que a pluralidade de vozes legitimadoras da diversidade cultural não sofra nenhum tipo de silenciamento, principalmente os mais sutis. A cultura é o resultado de uma longa conversa em que TODOS participam, como ressaltou o intelectual há alguns anos. Não é mais permitido calar-se diante de assuntos que têm implicação direta na sustentabilidade da condição humana.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa a opinião. Concordo com o resultado da enquete. Todos os segmentos da sociedade têm responsabilidade na construção da cidadania.
Anderson

Anônimo disse...

A comunicação uniformizada faz com que a cultura seja cada vez mais homogênea. A diversidade cultural é esmagada.