sexta-feira, 11 de julho de 2008

Responsabilidade Social Empresarial

Nem tão boazinhas*

Para muitos brasileiros, a Petrobras é hoje a empresa mais socialmente responsável do país. É o que revelou uma pesquisa recente do instituto Market Analysis, com 805 pessoas. Curiosamente, a companhia também está na lista das empresas menos responsáveis. O que explica a ambigüidade são os investimentos massivos da empresa em marketing, que tornam mais visíveis suas ações sociais — mas também seus telhados de vidro, como a própria natureza do negócio. O mesmo raciocínio se aplica à Vale, outra presente nas duas listas. Os números mostram ainda que os brasileiros se lembram mais de empresas supostamente “boazinhas” do que de companhias que tiveram problemas. A Parmalat, primeira na lista negra da responsabilidade social — devido ao escândalo da soda cáustica no leite fornecido por algumas cooperativas, no segundo semestre de 2007 —, foi lembrada por apenas 10,6% dos entrevistados.


As melhores em responsabilidade social(1)...
Petrobras 19,8%
Coca-Cola 4,8%
Vale 3,8%
Bradesco 3,1%
Votorantim 2,3%
...e as piores
Parmalat 10,6%
Souza Cruz 5,8%
Telemar 5,3%
McDonald’s / Telefônica / Petrobras / Vale / Companhia de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) 1,9%
(1) Percentual dos 805 entrevistados que mencionaram a empresa

Fonte: Portal Exame - Gestão & Idéias. Para acessar clique em Gestão.


Resultado da enquete da Plurimus:
Por que as empresas têm tomado iniciativas em Responsabilidade Social?

A enquete que realizamos neste blog encerrou ontem com o seguinte resultado: Por que as empresas têm tomado iniciativas em Responsabilidade Social?

  • Estratégia de marketing
(61%)
  • Pressão da sociedade
(44%)
  • Maior consciência das lideranças empresariais
(22%)

Como os participantes puderam escolher mais de uma opção, não é possível somar os percentuais.


Nossa opinião


De fato, a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) ainda não é assumida como como orientação estratégica nas empresas. Predominam uma forte comunicação e ações de marketing, em detrimento de uma nova orientação na condução dos negócios. Como abordado em artigo recente neste blog, a RSE implica em compatibilizar os aspectos econômicos, sociais e ambientais visando um desenvolvimento sustentável, que garanta a qualidade de vida para a sociedade atual e as gerações futuras. Desse modo, a matéria do portal da Revista Exame e a enquete que fizemos reforçam que ainda temos um longo caminho a percorrer. É possível às empresas adotarem uma prática que vá além do mercado, em respeito aos indivíduos e à natureza? Que papel deve desempenhar a sociedade civil na busca dessa compatibilização entre o econômico, o social e o ambiental? Como o poder público pode e deve atuar? Opine!

2 comentários:

Anônimo disse...

Então podemos entender que a responsabilidade social é apenas mais uma jogada de marketing das empresas. É o marketing usando a realidade social como peça de campanha.

Anônimo disse...

Embora predomine a responsabilidade social como marketing, já se pode perceber um maior engajamento das empresas em temas sociais. E isso é muito importante para a sociedade, porque ajuda o estado a cumprir o seu papel.

Anderson