sexta-feira, 18 de julho de 2008

Cidadania

Reproduzimos abaixo importante mensagem do presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social* sobre a campanha eleitoral que inicia.

Instituto Ethos e Pacto pela Integridade e contra a Corrupção/Empresa Limpa abraçam Campanha "Ficha Limpa".

"Prezados signatários do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção e Associados do Instituto Ethos,

As eleições deste ano para prefeitos e vereadores correm sério risco de dar mandato a candidatos condenados por crime comum ou de corrupção; ou ainda para aqueles que, com foro privilegiado, tenham tido denúncias acatadas por órgão judicial.

Ainda que tenhamos esperanças de que o TSE interprete a legislação eleitoral já existente de maneira a vetar a candidatura dessas pessoas, a sociedade civil e os eleitores brasileiros precisam pressionar o Congresso Nacional para que tome medidas definitivas a fim de excluir de vez da vida política os postulantes a cargos eletivos que tenham condenações de qualquer natureza.

Nesse sentido, o Instituto Ethos, ao lado de dezenas de organizações da sociedade civil e por meio do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção, abraça a campanha do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) para a coleta de 1,3 milhão de assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular “Ficha Limpa”, que impede a candidatura de políticos condenados pelo menos em segunda instância do sistema judicial.

O prazo para fazer valer essa mudança ainda em 2008 é curto, por isso precisamos ser rápidos e eficientes. Será necessário arrecadar as assinaturas imediatamente.

Precisamos de seu engajamento nesta corrente contra a corrupção e contamos com isso.


Atenciosamente,


Ricardo Young
Presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social

Assine, colete assinaturas e envie imediatamente para o endereço do MCCE que consta no Formulário (arquivo PDF).

A coleta de assinaturas deve ser realizada unicamente por meio do modelo de formulário disponível, pois assim será possível comprovar que as assinaturas se referem a este projeto de lei. As assinaturas já coletadas devem ser enviadas à Secretaria Executiva do Comitê Nacional do MCCE, para serem anexadas ao projeto de lei final.
Leia mais sobre o Projeto de Lei de Iniciativa Popular “Ficha Limpa” em www.lei9840.org.br

Roteiro de Coleta das Assinaturas (arquivo PDF)
Campanha "Ficha Limpa" (arquivo PDF)

Clique aqui e confira o vídeo da campanha.
"

*www.ethos.org.br



Nossa opinião

Entendemos que o modelo de democracia representativa praticado no país, embora necessário, é insuficiente para responder de modo satisfatório às questões contemporâneas. A ampliação do processo político para a participação da sociedade civil organizada nas decisões políticas, inaugurando uma democracia participativa ou deliberativa pode se apresentar como uma alternativa bastante eficaz de planejamento, decisão e execução de políticas públicas. No entanto, aumentar a legitimidade do modelo atual buscando eleger candidatos idôneos para a representação política da sociedade é essencial para a ampliação da democracia em nosso país. Portanto, somos plenamente favoráveis à Campanha "Ficha Limpa"! Opine você também!

3 comentários:

Anônimo disse...

Já aderi e vou disseminar!
Simone

Anônimo disse...

Precisamos fortalecer a cidadania no país. Concordo que o modelo atual é insuficiente, mas qual a alternativa? No Brasil a participação política foi reduzida aos períodos eleitorais e isso está reforçando a manutenção do poder de fato às elites, de tal modo que mudam os governantes e a agenda permanece...

Anônimo disse...

É muito importante que a iniciativa seja bastante divulgada!!