segunda-feira, 28 de julho de 2008

Responsabilidade Social Empresarial

Cursos de Administração devem incluir
responsabilidade social no currículo*

A Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD) vai propor ao Conselho Nacional de Educação (CNE) a obrigatoriedade do ensino de responsabilidade social em todos os cursos de graduação em Administração do Brasil. O anúncio foi feito pelo presidente da entidade, Antônio de Araújo Freitas Júnior, na reunião da Comissão de Educação do Comitê Brasileiro do Pacto Global, no Global Forum América Latina, em Curitiba (PR).

"Podemos inserir nas diretrizes curriculares tornando obrigatório o ensino de responsabilidade social. Cada escola poderá escolher o seu programa. O objetivo é sinalizar de alguma forma no nível de graduação o ensino da responsabilidade social", afirmou Freitas, que é também diretor executivo da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Na visão do professor, o diálogo promovido no Global Forum é necessário. "Mas é preciso também tomar decisões concretas como a definição das diretrizes curriculares", disse.

Outra forma, segundo ele, é inserir no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), promovido pelo Ministério da Educação para avaliar os cursos de graduação, questões que envolvam responsabilidade social. "A universidade brasileira tem um poder de adaptação muito rápido, mas ela precisa ser direcionada. Como todas as escolas querem ser bem avaliadas no Enade, elas adequarão suas grades curriculares", acredita, acrescentando que o Enade virou uma espécie de diretriz curricular.

De acordo com o presidente da ANGRAD, cada vez mais os alunos buscam esta disciplina nos cursos de Administração. "Empresas exportadoras exigem responsabilidade social, como também as listadas em bolsas de valores", informa.

Para um dos coordenadores da Comissão de Educação do Comitê Brasileiro do Pacto Global, professor Norman de Paula Arruda Filho, a iniciativa é muito importante. "É necessária, mas não é suficiente. Não basta a obrigatoriedade da inclusão de uma disciplina. Tão importante quanto isso é a necessidade de sensibilizar professores, coordenadores e alunos sobre esta visão e fazer com que isso seja um processo de aprendizagem", opinou ele, que é superintendente do ISAE/FGV.

Na reunião da Comissão de Educação foram apresentadas as normas definidas pelas Nações Unidas para implantar conhecimento em responsabilidade social em todos os tipos de escola mas, especialmente, nos cursos de graduação em Administração.

Fonte: Informativo Mapa do 3º Setor - Edição nº 42 - Julho 2008

*Extraído do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Econômico e Social - IBDES. Para ler a matéria completa clique em IBDES

2 comentários:

Anônimo disse...

A proposta é bastante oportuna. O tema RS precisa ser inserido na educação superior e não só nos cursos de administração.

Anônimo disse...

Há que se tomar cuidado para não virar mais um modismo. A administração gosta muito disso. Mas acho o tema necessário.
Anderson