quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Educação Superior

Resultado de nossa enquete: você é a favor da participação compulsória de estudantes das instituições públicas de ensino superior em projetos sociais, dentro da sua área de formação?

  • Sim, é uma forma adequada de devolverem à sociedade parte do investimento público que receberam. 62%
  • Não, a sociedade já financia o ensino público por meio do pagamento de elevados impostos. 22%
  • Ainda não tenho opinião. O assunto precisa ser melhor debatido. 16%

Nossa opinião

A ampla maioria de posicionamentos favoráveis a uma participação de estudantes em projetos sociais, reflete uma compreensão de nossos leitores com a importância da ação social. Num momento em que o Ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, propõe a criação de um serviço social obrigatório para jovens, fortalecer a cidadania e o comprometimento de estudantes da rede pública de ensino superior com a mudança da realidade social do país, pode ser um caminho proveitoso para uma nova construção do futuro, deles e da sociedade. Afinal, conforme temos publicado neste blog, o individualismo está distanciando e até mesmo alienando as pessoas com relação à realidade social.

Talvez o aprofundamento da reflexão e do debate acerca dessa proposição que apresentamos possa contribuir para uma nova atuação social por parte de estudantes, reforçando os laços de solidariedade e rompendo esse isolacionismo comportamental.

Nenhum comentário: