Vantagem Competitiva e
Responsabilidade Social Empresarial*
Responsabilidade Social Empresarial*
A Revista Harvard Business Review anunciou que Michael E. Porter e Mark R. Kramer foram os primeiros colocados na edição 2006 do McKinsey Awards com o artigo “Estratégia e sociedade: o elo entre vantagem competitiva e responsabilidade social empresarial”. Gary Hamel, com “Inovação na gestão: o que é, por que e como”, ficou em segundo lugar. Desde 1959 a McKinsey Foundation for Management Research premia os dois melhores artigos do ano publicados pela Harvard Business Review. Estratégia e sociedade: o elo entre vantagem competitiva e responsabilidade social empresarial - a responsabilidade social empresarial virou uma prioridade inevitável para dirigentes empresariais em qualquer país. Governos, ativistas e meios de comunicação hoje cobram de empresas a responsabilidade pelas conseqüências sociais de suas atividades. Programas de RSE altamente visíveis costumam gerar publicidade favorável para a empresa. No entanto, apesar de toda a atenção que atraem, iniciativas de RSE costumam ser contraproducentes. Michael Porter e Mark Kramer sugerem outra maneira de encarar a relação entre empresa e sociedade - na qual sucesso empresarial e bem-estar social não são um jogo de soma zero. A dupla apresenta um modelo a ser usado pela empresa para identificar as conseqüências sociais de seus atos, determinar que problemas abordar e descobrir o meio mais eficaz de enfrentá-los e, ao mesmo tempo, fortalecer o contexto competitivo no qual ela, a empresa, atua. Ao analisar oportunidades de RSE com o emprego de diretrizes idênticas às que norteiam suas decisões de negócios a empresa descrobrirá que a RSE pode ser muito mais do que um custo ou uma limitação - pode ser uma incrível fonte de inovação e vantagem competitiva.
Inovação na gestão: o que é, por que e como - para a maioria das pessoas, inovação significa novos produtos, novas formas de marketing, novas tecnologias. Gary Hamel sustenta, no entanto, que a gestão é, em si, solo fértil para a inovação. Aliás, diz o autor, inovações na administração, como a gestão de marcas ou a empresa estruturada em divisões, geraram um valor maior e uma vantagem competitiva mais duradoura do que qualquer idéia nascida de grupos de discussão ou laboratórios. O segredo da inovação na gestão é buscar idéias de alto impacto em lugares insuspeitados e desafiar o pensamento ortodoxo. Com o uso de belos exemplos de empresas como General Electric, Visa e Google, Hamel mostra como uma “inovadora serial” leva vantagem em relação às rivais. Apresenta, ainda, uma metodologia a ser usada por executivos para detectar oportunidades de reinvenção dos processos de gestão. “Por ora”, escreve Hamel, “a gestão no século 21 não diferiu muito da gestão no século 20. E aí reside a oportunidade.” Fontes: Michael E. Porter e Mark R. Kramer, Harvard Business Review, abril 2007 e Gary Hamel, Harvard Business Review, abril 2007.
Inovação na gestão: o que é, por que e como - para a maioria das pessoas, inovação significa novos produtos, novas formas de marketing, novas tecnologias. Gary Hamel sustenta, no entanto, que a gestão é, em si, solo fértil para a inovação. Aliás, diz o autor, inovações na administração, como a gestão de marcas ou a empresa estruturada em divisões, geraram um valor maior e uma vantagem competitiva mais duradoura do que qualquer idéia nascida de grupos de discussão ou laboratórios. O segredo da inovação na gestão é buscar idéias de alto impacto em lugares insuspeitados e desafiar o pensamento ortodoxo. Com o uso de belos exemplos de empresas como General Electric, Visa e Google, Hamel mostra como uma “inovadora serial” leva vantagem em relação às rivais. Apresenta, ainda, uma metodologia a ser usada por executivos para detectar oportunidades de reinvenção dos processos de gestão. “Por ora”, escreve Hamel, “a gestão no século 21 não diferiu muito da gestão no século 20. E aí reside a oportunidade.” Fontes: Michael E. Porter e Mark R. Kramer, Harvard Business Review, abril 2007 e Gary Hamel, Harvard Business Review, abril 2007.
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