quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Educação

Resultado da nossa enquete: você considera que as instituições privadas de ensino superior têm cumprido papel relevante para a educação no país?

  • Sim. Elas preenchem importante lacuna deixada pelo Estado. 45%
  • Não. Elas estão apenas preocupadas com o lucro imediato. 54%
Nossa opinião

A diferença entre o sim e o não evidencia o que foi apontado pela série de artigos que publicamos neste blog – a complexidade de questões secundárias a serem analisadas. De fato, parece estar havendo uma mercantilização da educação superior privada, tratada como um mais um item negociado no mercado. E esta constatação remete a um entendimento de que o ensino público apresenta uma melhor qualidade. No entanto, o elevado percentual obtido pelo sim pode demonstrar também que o ensino público, apesar de ser o preferido, apresenta carências que fazem com que se busque alternativas na iniciativa privada. Além disso, pode-se inferir que a grande demanda por educação superior permite uma atuação tanto das instituições públicas como das instituições privadas. Nesse caso, o fator decisivo é a qualidade da oferta, sem desconsiderarmos a relevância do fator poder aquisitivo para a decisão.

O mais importante, porém, é a urgência da Educação na agenda do país, ou seja, sua consideração além de mandatos de governos e que alcance todas as camadas da população e não apenas a elite e setores privilegiados da classe média. Se o país almeja, de fato, ocupar posição de destaque no cenário internacional, a educação (em todos os níveis) deve ser assunto estratégico. E a sociedade precisa se posicionar a respeito. Deve ser protagonista desse processo. Assim, sociedade civil organizada, poder público e iniciativa privada poderão construir um projeto educacional para o país e não para apenas parte dele. E que se viabilize além dos mercados.

Um comentário:

Anônimo disse...

Se há espaço para a educação superior privada, como fazer para que elas funcionem fora da lógica do mercado, que somente enxerga o lucro?