quinta-feira, 10 de março de 2011

Sustentabilidade

Missão constata graves problemas socioambientais em Santa Cruz*

PACS

Em decorrência do agravamento da poluição industrial provocada pelo início da operação da ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico (TKCSA) em Santa Cruz (em junho de 2010), foi realizada em 17/09/2010 uma missão constituída por técnicos, pesquisadores, acadêmicos, parlamentares, personalidades atuantes nas áreas de direitos humanos,meio ambiente e saúde com o objetivo de prestar solidariedade às comunidades da região e coletar informações, depoimentos e investigar denúncias relacionadas à violação de direitos humanos e crimes socioambientais cometidos pela usina, que é projeto da ThyssenKrupp e da Companhia Vale do Rio Doce.

A missão visitou, pela manhã, a Escola Municipal Sindicalista Chico Mendes, a UPA João XIII, o Posto de Saúde Prof. Ernani Paiva Ferreira Braga e o Posto de Saúde da Família Dr. Cattapreta. Nestas conversas puderam-se perceber alguns indícios de aumento de problemas de saúde, bem como da extensão da poluição. Dados mais objetivos relacionados à saúde e ao meio ambiente serão coletados mais a frente, no decorrer da investigação que será levada a cabo pelas instituições integrantes da missão. Verificou-se, portanto, a necessidade de rever os protocolos médicos, c o m a reformulação dos boletins de atendimento, de forma a sistematizar e padronizar os dados epidemiológicos referentes aos problemas respiratórios , oftalmológicos e dermatológicos, que pudessem orientar as ações de vigilância em saúde e de reversão urgente do cenário atual.

A deputada alemã do Parlamento Europeu, Gabriele Zimmer, integrante da missão, foi recebida pela TKCSA para uma reunião na qual cobrou explicações da empresa sobre as denúncias existentes. Vale destacar que a empresa proibiu a entrada de diversos especialistas que vêm acompanhando sistematicamente os arbítrios e desrespeitos promovidos pela empresa, bem como dos veículos de comunicação.

*Extraído do Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul. Para acesso clique em PACS.

Nenhum comentário: