quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Educação Superior


Pós-graduação em Cidadania e Desenvolvimento Local
na Universidade Castelo Branco

As transformações econômicas e políticas ocorridas no mundo e no Brasil, nas últimas décadas, impuseram uma nova dinâmica na configuração de territórios alterando o modo de se inserir tanto no mercado de trabalho quanto na produção de bens de consumo. A introdução de novas tecnologias, ao mesmo tempo em que acelera o ritmo da produção, desloca massas de trabalhadores para o desemprego e/ou o trabalho informal. A mundialização do capital vem alterando o sistema de representação do mundo, bem como introduzindo novos atores no jogo político. A interdependência econômica entre os Estados nacionais fez emergir “ilhas” de dinamismo econômico favorecido pelo ambiente de intercomunicabilidade até então nunca experimentado.

A interação comunicacional não reconhece mais as barreiras geográficas e, por isso, permite o desenvolvimento de relações econômicas, políticas e culturais de diversas regiões independentemente da distância. As particularidades de cada sociedade, construídas historicamente, potencialmente tendem a se ampliar. Contudo, para que tal situação tendencial se manifeste, faz-se necessário o conhecimento das potencialidades locais e de suas possibilidades de interconexões com o cenário global.

Além disso, esse modo de produção e acumulação causou consideráveis danos ao meio ambiente e à qualidade de vida das populações, comprometendo, também, as gerações futuras. Identificar formas de apropriação da natureza que promovam um desenvolvimento sustentável e preservem a cidadania, ampliando-a para todas as camadas das populações são aspectos essenciais da realização de políticas públicas.

É com esse entendimento que o estudo necessário sobre o Rio de Janeiro, com destaque para as regiões historicamente ocupadas, majoritariamente, por populações de baixa renda, constitui um passo fundamental para que essas localidades se articulem por meio de arranjos produtivos criem e potencializem condições de inserção no ambiente atual. Como resultado estima-se a elevação de renda para a sua população, o aumento da arrecadação tributária, a geração de riqueza e o desenvolvimento local. Contribuir com esse processo é a proposta do Curso de pós-graduação Lato Sensu em Cidadania e Desenvolvimento Local, coordenado por Hiran Roedel, Diretor da Plurimus.

O curso tem como objetivos:
  • Estudar o conceito de arranjos produtivos locais, de modo a possibilitar a compreensão e a localização das potencialidades econômicas de desenvolvimento local das regiões em foco;
  • Dotar os participantes de base conceitual para o desenvolvimento teórico sobre as novas relações de produção e de organização da produção;
  • Orientar monografias temáticas voltadas para as regiões e focadas nas áreas de economia (primária, secundária e terciária), sociologia e história. Essas pesquisas comporão, igualmente, um banco de dados de modo a oferecer aos atores sociais, políticos e econômicos estudos sistematizados, possibilitando orientação para definição de estratégia de intervenções objetivando o desenvolvimento local sustentável; e
  • Proporcionar a atuação como empreendedores em projetos econômicos e sociais voltados ao desenvolvimento local de regiões atualmente estagnadas.
Para mais informações e inscrições clique em cidadania.

Nenhum comentário: