quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Educação e mercado


Resultado de nossa enquete: como você entende a conduta dos alunos da UNIBAN em relação à aluna que usou uma minissaia na universidade?

  • Correta, afinal trata-se de um ambiente educacional que deve ter uma conduta compatível. 0%
  • O sentimento dos alunos foi correto, mas eles exageraram na manifestação de repúdio. 10%
  • Foi equivocada. Uma atitude tipicamente moralista, pois o fato da aluna usar roupa mais ousada não pode ser motivo para a coletividade assumir atitudes que aviltem o direito de liberdade individual. 71%
  • Foi equivocada, mas compreensível por se tratar de uma manifestação típica de jovens. 19%
Nossa opinião

Inicialmente queremos manifestar nossa concordância com o artigo de Emir Sader, recentemente reproduzido neste blog. De fato, a orientação para o mercado que tem predominado na educação está, em muitos casos, descaracterizando o processo educacional, tão necessário para uma formação humana, profissional e cidadã. E esse modo dito educacional contribui diretamente para o aviltamento da formação, da percepção do outro e do que não se resolve "pelo mercado". A enquete que fizemos reforça essa posição com 71% que consideram a atitude equivocada. Se acrescentarmos aqueles que consideram a atitude equivocada (19%), mas a compreendem pelo fato de serem jovens, o percentual atinge 90%. Esses jovens contribuiriam muito mais para suas formações e para a sociedade se renovassem as bandeiras dos movimentos estudantis que lutaram pela anistia e pela redemocratização do país, ou mesmo daqueles que foram às ruas expulsar o Collor do poder. Motivos para isso ainda existem.

Nenhum comentário: