quinta-feira, 25 de junho de 2009

Sustentabilidade


Resultado da enquete: a migração da ideia de Responsabilidade Social Empresarial para a de Sustentabilidade é mais um modismo ou representa o aprimoramento do princípio de co-responsabilidade das empresas com a sociedade, o planeta e a qualidade de vida das próximas gerações?

  • Sim. É mais um modismo, porque na prática empresarial ainda predomina a perspectiva essencialmente econômica em detrimento de compromissos sociais e ambientais 50%
  • Não. Hoje temos excelentes exemplos de práticas sustentáveis de empresas, o que fortalece o equilíbrio entre as perspectivas econômica, ambiental e social 27%
  • A ideia da sustentabilidade é incompatível com uma sociedade orientada para o consumo imediato 15%
  • A grande responsabilidade social de uma empresa é gerar empregos, pagar salários e cumprir com os compromissos de tributos e impostos, principalmente em períodos de crise como o atual 8%

Nossa opinião

O conflito entre o modo de competição da sociedade de mercado de um lado, e a preservação do planeta e o desenvolvimento social de outro tem sido amplamente abordado nas décadas recentes. A forte ênfase na maximização dos resultados econômicos e financeiros, característica essencial do capitalismo, está conduzindo o planeta a um rápido esgotamento dos seus recursos naturais renováveis e não renováveis. Além disso, as condições sociais de um modo geral se agravam, a despeito de alguns resultados favoráveis, decorrentes de ações localizadas.

Se a responsabilidade social tem sido incorporada ao discurso empresarial e governamental, a prática ainda se distancia de um efetivo comprometimento, fato que tem sido constatado por meio de diversas opiniões de especialistas no assunto, relatórios de desenvolvimento apresentados por governos e organismos internacionais, manifestações de organizações de defesa do ambiente e dos direitos sociais, entre outros. A constatação é de que predominam iniciativas filantrópicas e pontuais que apenas atenuam os problemas sociais e ambientais, mas que são destacadas como de excelência por fortes campanhas de marketing.

Desse modo, a ideia de Sustentabilidade, que preconiza o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, social e ambiental, e representa importante avanço na RSE, tem a sua credibilidade bastante comprometida, o que é o entendimento de 50% dos participantes de nossa enquete. A atual crise financeira mundial, que concentra a aplicação de recursos financeiros dos países (e dos cidadãos) nas mãos dos grandes conglomerados em detrimento de investimentos sociais, bem como as dificuldades de implementação do Protocolo de Kioto reforçam o ceticismo predominante em relação a um efetivo comprometimento com a Sustentabilidade.

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