quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Cultura e democracia

Cultura & Participação
Plano Estadual de Cultura do Rio de Janeiro

Simone Amorim*

O Plano Estadual de Cultura está sendo criado a partir do diálogo com gestores públicos dos 92 municípios do estado, representantes de entidades, agentes culturais, artistas, Comissão de Cultura da ALERJ e o MinC para apontar diretrizes para as políticas públicas no estado do Rio de Janeiro.

A minuta do Plano Estadual de Cultura está em Consulta Pública e permanecerá disponível durante o primeiro semestre de 2013. Qualquer pessoa ou entidade pode enviar comentários, críticas e sugestões, que poderão ser acessados por todos que leiam a página. Toda participação é muito bem-vinda, na medida em que permitirá um aprimoramento das diretrizes e estratégias propostas e aproximará o documento da diversidade cultural de nosso estado.

O ambiente da Consulta Pública permite dois tipos de comentários, aqueles de caráter geral, que não se vinculam diretamente a eixos, diretrizes ou estratégias que constam do Plano, ou específicos e relacionados a temas que já estão no plano; e que poderão ser postados diretamente no eixo, na diretriz ou estratégia e dessa forma, uma reformulação da proposta original será enviada.

Todas as contribuições serão sistematizadas e analisadas pela Secretaria Estadual de Cultura do RJ, que, ao final do processo, encaminhará o documento para a ALERJ.

Adicionalmente, estão acontecendo em todas as regiões do estado Encontros Regionais presenciais, onde a minuta é apresentada e debatida, visando ao aprimoramento do documento, que será um dos principais instrumentos de gestão das políticas públicas de cultura no estado do Rio de Janeiro.

Não fique de fora desse processo!



*Coordenadora do Plano Estadual de Cultura do Rio de Janeiro

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa oportunidade para incluir a cultura que se faz no interior do estado.