quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Cidadania

IBASE, 30 anos!
Daniel Roedel


O Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas – IBASE está completando 30 anos. Instituição de utilidade pública, sem fins lucrativos, o IBASE, foi criado com a missão de aprofundar a democracia, seguindo os princípios de igualdade, liberdade, participação cidadã, diversidade e solidariedade. Busca contribuir para a construção de uma cultura democrática de direitos, o fortalecimento do tecido associativo e o monitoramento e influência sobre políticas públicas.

Em sua trajetória foram marcantes as campanhas cidadãs, principalmente o Movimento Pela Ética na Política e a Ação da Cidadania contra a Miséria, a Fome e pela Vida, lideradas pelo saudoso sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, que vem a ser o fundador do Instituto. O IBASE preconiza uma “cidadania ativa, participativa, de sujeitos sociais em luta, nos locais em que vivem, agindo e construindo – com igualdade na diversidade – a sociedade civil, a economia e o poder ”. Suas campanhas mobilizaram diversos setores da sociedade civil e contribuíram para que a exclusão social fosse discutida além das instâncias governamentais.

Na comemoração de seus 30 anos o IBASE vem realizando diversas atividades na Caixa Cultural, no Rio de Janeiro. Além de mais uma edição da revista Democracia Viva. Recomendamos a leitura completa da publicação, em especial os artigos Uma Rio+20 pra valer, A TK-CSA e as possibilidades de pressão social, sobre assuntos já abordados neste blog (para acessar basta consultar "Pesquisar em Plurimus e na Web", no campo superior direito de nosso blog), além de Primeiros da turma, justa homenagem a Celso Furtado, Milton Santos e Apolônio de Carvalho, importantes militantes das causas populares no país.

Todos os que lutam por uma sociedade democrática, solidária, na qual a sociedade civil atua de fato como protagonista têm no IBASE uma importante referência. Afinal, um outro mundo é possível!

Parabéns ao IBASE!

Nenhum comentário: