quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Revista eletrônica

Plurimus Cultura e Desenvolvimento em Revista

Daniel Roedel*

É com satisfação que estamos lançando a edição II da nossa revista eletrônica!

Estimulados pela Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), Rio +20, que se realizou no Rio de Janeiro em junho deste ano adotamos o desenvolvimento sustentável como tema central, articulado com o nosso recorte editorial.

Entendemos que o tema, objeto também de nossa enquete atual, vai muito além de um encontro de cúpula, principalmente se considerarmos que muitos dos líderes protagonistas da Rio +20 foram protagonistas da grande crise financeira que vem se abatendo no mundo em anos recentes e, além disso, se destacaram por aplicar medidas ditas saneadoras que vêm agravando a situação econômica e social das pessoas. E isso, não é sustentabilidade!
 
Para nós, é a partir de uma intensa mobilização da sociedade civil evidenciada em movimentos como Occupy Wall Street, Primavera Árabe e Indignados na Espanha, que haverá a possibilidade de construção de um outro mundo. Um mundo em que a vida e a natureza não sejam reduzidas a meros ativos de mercado e que a remuneração de especuladores não seja a prioridade das políticas econômico-financeiras.

Esta edição apresenta quatro artigos e uma resenha, sendo que dois artigos abordam práticas de responsabilidade social empresarial, uma no ramo de seguros no Rio de Janeiro e outra em Arranjos Produtivos Locais - APL; um artigo apresenta uma alternativa ao PIB na mensuração do progresso, exposta no conceito de Felicidade Interna Bruta que vem sendo adotado no Butão; uma reflexão acerca da consideração da cultura como mais um pilar a ser incorporado à perspectiva do desenvolvimento sustentável, principalmente pela aproximação cada vez mais frequente entre cultura e desenvolvimento, é o tema do artigo final.

A edição conclui com uma resenha da obra O fim do capitalismo como o conhecemos, de Elmar Altvater. O livro é um alerta acerca dos riscos da intensificação do modo de exploração dos recursos naturais, principalmente das fontes fósseis de energia e uma crítica à organização capitalista da sociedade, mais especificamente a sua vertente neoliberal e aos problemas decorrentes da financeirização da economia global, na qual a remuneração dos investidores assume prioridade em detrimento de demandas sociais e ambientais.

Plurimus Cultura e Desenvolvimento em Revista é uma publicação independente e decorre do esforço voluntário de professores e pesquisadores que se propõem a abrir um espaço de reflexão e debate acerca de temas que contribuam para um outro olhar da realidade e para a construção de um outro mundo. Nossas edições estão disponíveis gratuitamente mediante cadastro no endereço www.plurimus.com.br. Da construção da edições podem participar todos os interessados em se apresentar para esse processo plural. A próxima edição terá como tema o Rio de Janeiro, sempre dentro do nosso recorte editorial.

*Editor de Plurimus Cultura e Desenvolvimento em Revista

Nenhum comentário: