quinta-feira, 1 de julho de 2021

Lançamento

Trabalho e  alienação

Hiran Roedel*

Por que predominam, na sociedade brasileira, posturas políticas conservadoras e arcaicas, nos mais variados aspectos, apesar de já estarmos no início da terceira década do século XXI? O que faz uma parcela considerável da população voltar a cometer velhos erros do passado, levando ao progressivo encolhimento das representações de esquerda no país, mesmo essas se apresentando como suas fiéis defensoras?

Esse foi o centro das preocupações que resultaram no surgimento deste livro, que não tem o intuito de apresentar um caminho salvador. O objetivo aqui é tentar compreender o comportamento da maioria dessa sociedade, extremamente religiosa e capitalista, a partir de suas condições reais, sem idealizá-las.

O leitor que for se aventurar por estas páginas precisará despir-se de preconceitos e dogmas, o que foi necessário também durante a construção desta obra, lançada simultaneamente no Brasil e em Portugal pela Chiado Editora.

Mais informações podem ser obtidas em Lisbon International Press e em Livraria Atântico.





*Historiador, Doutor em Comunicação Social e autor de diversos livros e artigos que versam sobre a sociedade brasileira. Dentre suas principais obras, encontram-se os livros Sociedade Brasileira: uma história através dos movimentos sociais - volumes I e II, em coautoria com os historiadores Rubin de Aquino, Fernando Vieira e Gilberto Agostinho; e Comunidade Portuguesa na cidade do Rio de Janeiro: mobilidade e formação de territórios, que compõe o livro Os Lusíadas na aventura do Rio Moderno, organizado por Carlos Lessa.

2 comentários:

Unknown disse...

Maravilha. Com certeza este trabalho jogará um pouco de luz sobre o complexo processo de nossa alienação coletiva fruto das contradições da da sociedade brasileira no seu desenvolvimento histórico. Ansioso pra ler...

Unknown disse...

Tivemos à honra, através de você, amigo e companheiro de lutas libertárias, DANIEL ROEDEL, de conhecer seu irmão HIRAN, próximo da Academia da Cachaça, no Leblon, há menos de 15 anos atrás. Também me honrou ter conhecido o nosso Prof. CARLOS LESSA, na nossa Cooperativa MULTICOOP, bem como na minha antiga residência no Jardim Botânico, a cerca de 25 anos atrás !!! Parabéns, DAN e HIRAN.