quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Participação Social

Plurimus Cultura e Desenvolvimento em Revista

A reflexão que propusemos sobre a participação social para a nossa edição VI recebeu diversas e excelentes contribuições de professores e pesquisadores do Brasil e do exterior, fato que nos motivou a lançar mais uma edição com o tema. Assim, está disponível a edição VII de nossa revista eletrônica!

Desta edição participam o Engenheiro de Produção Ricardo Mello, com o tema Participação para o desenvolvimento local, no qual aborda a emergência do desenvolvimento local participativo como meio de fortalecimento dos territórios e de transformação social diante da crise da democracia representativa e do colapso do modelo identificado como keynesianismo-fordismo.

Em Democracia e sociedade: notas sobre o contexto de implementação da Política Nacional de Participação Social no Brasil, a Gestora Cultural Simone Amorim propõe o debate sobre a proposta de instituição da Política Nacional de Participação Social, prevista pela Constituição de 1988 e atualmente em implementação no país. Além de descrever o contexto em que a política é proposta, apresenta argumentos que ratificam a ideia de que o aumento da participação social na definição de políticas públicas pode vir a concretizar-se como um avanço democrático em direção à redução das disparidades sociais.

O tema da defesa de uma auditoria cidadã da dívida pública brasileira é retomado por Paulo Roberto dos Santos Lindesay em A dívida pública e o impacto no desenvolvimento social do Brasil. O argumento central do autor é de que por meio de informações, do debate e da ação política o cidadão pode reverter o atual quadro de dependência do país às instituições financeiras internacionais.

Luís Eduardo Fernandes debate as democracias liberais nas sociedades ocidentais no artigo Democracia burguesa e participação social. Parte do entendimento de que pelo exercício histórico é possível desvendar o conteúdo social desse regime, bem como suas mutações ao longo do tempo, de modo a entender o atual estágio de financeirização da economia mundial.

Dentro do nosso propósito de apoiar iniciativas de estudantes universitários e de pós-graduação, concluímos a edição com um tema geral. Trata-se do trabalho A logística de abastecimento e escoamento e a capacidade produtiva do mercado produtor de Juazeiro, dos discentes de Engenharia da Produção André Borges Almeida e Leandro Silva Souza, orientados pelo docente Edson Tetsuo Kogachi, que objetiva identificar os motivos que afetam a logística do mercado produtor de Juazeiro na Bahia.

Plurimus Cultura e Desenvolvimento em Revista é uma publicação on line independente e decorre do esforço de professores e pesquisadores que se propõem a abrir um espaço alternativo de reflexão e debate acerca de temas que contribuam para um outro olhar da realidade e para a construção de um outro mundo. Nossas edições estão disponíveis gratuitamente mediante cadastro no endereço www.plurimus.com.br. Dela podem participar todos os interessados em se apresentar para esse processo plural. A próxima edição terá como tema central Políticas Públicas, que será abordado dentro do nosso recorte editorial.

Boa leitura!

Os Editores

Nenhum comentário: