quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Participação social

Plurimus Cultura e Desenvolvimento em Revista



A participação da sociedade nas questões de interesse público tem sido quase que completamente delegada aos representantes dos poderes constituídos pela democracia representativa, vigente na maior parte dos países do mundo. Se por um lado a representação é legítima e mesmo, efetiva, enquanto instrumento institucional, por outro, parece não dar conta dos anseios de uma população que não mais se satisfaz apenas com o ritual eleitoral; convocando um papel mais ativo na tomada de decisões importantes.

Os que tomaram lugar na Primavera Árabe, os indignados de España, ou os militantes do Occuppy Wall Street e das Jornadas de Junho no Brasil - entre muitos outros movimentos globais dos últimos anos - tiveram como principal reivindicação serem ouvidos por um sistema político que, embora legitimamente eleito, não traduz seus interesses.

Os meios de comunicação e informação, sem dúvida, alargaram a possibilidade de alcance dessas vozes e, a despeito de sua atuação, têm papel de destaque nessa encruzilhada onde o cidadão se vê compelido a tomar
parte. Seria o momento de uma reinvenção da democracia no século XXI?

Convidamos a participar dessa reflexão com suas idéias e propostas na edição VI de Plurimus Cultura e Desenvolvimento em Revista.

Poderão ser enviados artigos e resenhas de livros que articulem o tema da Participação Social com o recorte editorial da revista: gestão, história, sustentabilidade, cidadania e desenvolvimento local. Além de artigos de pesquisadores e especialistas no tema haverá um espaço específico para estudantes de cursos de pós-graduação lato sensu.

Temas gerais, articulados com o nosso recorte editorial também serão avaliados.

Os autores deverão seguir as normas de publicação e enviar os trabalhos para revista@plurimus.com.br até 10 de dezembro de 2014 utilizando o modelo da revista.

Os Editores

Nenhum comentário: