quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Sustentabilidade

Uma câmera, novas ideias, velhos personagens atuando de formas diferentes...
Um mundo Sustentável e Melhor pode começar na Narrativa

Isa Ferreira Martins* 

No artigo "Vamos fazer de conta que você é..." cito como a Narrativa faz parte do nosso pensamento, cotidiano, vida...  Então por que não explorarmos a infinidade de imagens, sons e lugares aos quais nos podem levar a narrativa audiovisual?  O trabalho com a linguagem visual e sonora pode despertar no estudante a sensibilidade para os diversos códigos e consequentes interpretações que podemos ter ou provocar ou, ainda, colocá-lo diante do desafio: “o que quero dizer e o como dizer”.

Sabemos que existem milhares de interpretações, sensações ou expectativas ao vermos uma menina, de 2 anos, perdida, no meio de uma praça, chamando “mamãe, mamãe...”. Se a cena ocorre às 10h da manhã, o efeito no espectador é um.

Mas se os elementos visuais e sonoros que resultam na mensagem que se quer passar mudam, uma “nova” narrativa pode ser contada. Visualize a mesma criança perdida, mas às 03h da madrugada, na mesma praça... Se os tons dos chamados pela mãe forem agora altos, agudos e também misturados a um choro desesperado e já cansado... ficamos mais apreensivos com o que aconteceu e com o que, ainda, pode acontecer...

Poderíamos trabalhar conhecimentos sobre linguagem visual e sonora em um projeto em que se possa ampliar a visão crítica de nossos Estudantes sobre Sustentabilidade. Despertar o desejo pela leitura e provocar a reflexão pode passar também pelo conhecimento de como se faz uma boa história. E por que não pela experiência de pensar, escrever, estruturar e filmar uma boa história? Uma narrativa ficcional que, por exemplo, tenha como desafio maior ser um curta-metragem sobre Sustentabilidade (com no máximo 10 minutos).
 
Um ponto de partida para discussões e reflexões pode ser o Canal do Oi Conecta: Sustentabilidade. Lá, artigos como IPEC: conheça um projeto de escola sustentável, Planeta doente: saiba quais são as agressões globais, entre outros, nos ajudam a entender melhor o conceito de Sustentabilidade e o que podemos fazer para mudar não só cenário, como o provável final desastroso de uma sociedade não sustentável.

Se você fosse o autor ou roteirista, de uma narrativa de ficção, como seria um mundo sustentável? Quem seria o personagem principal (protagonista), que atitudes novas ele/a teria? Que outros personagens (secundários) atuariam na história? Como seria o perfil físico e psicológico deles? Que relações eles estabeleceriam uns com os outros? Que cenários seriam necessários criar para praticarmos a sustentabilidade? Sua narrativa seria no passado, no presente ou em um futuro distante? Estaria o narrador presente nas mudanças do mundo (primeira pessoa) ou seria ele alguém que somente nos conta como tudo aconteceu (terceira pessoa)?

Alguns vídeos produzidos poderiam ser postados. Mas se você ainda acha que o desafio é pequeno, que tal participar de um concurso? No site a seguir há concursos de curta-metragem com outras temáticas, mais uma forma de se trabalhar ou relembrar com os estudantes elementos da Estrutura narrativa, criatividade... Então, “Faça seu Curta". Conheça o Tela Brasil. O tema do concurso de 2011 foi Sustentabilidade.

*Professora da Rede Pública de Ensino do Estado do Rio de Janeiro / Doutoranda em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ / Mestre em Literatura Brasileira e Teorias de Literatura pela Universidade Federal Fluminense – UFF

Nenhum comentário: