quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Educação Superior


Faculdade Senac cria curso com nova abordagem para a competitividade sustentável

O tema Inteligência Competitiva tem se inserido na gestão empresarial como alternativa para monitorar o ambiente externo, identificando as melhores práticas existentes, as estratégias adotadas pelos concorrentes, demandas de clientes, tecnologias e tendências gerais dos negócios, visando subsidiar a tomada de decisão empresarial. O foco é uma competitividade sustentável. Porém, essa competitividade está concentrada na perspectiva econômica, o que não é mais suficiente. Hoje é entendido que o acirramento da competição em escala mundial ocasionou diversos problemas ambientais e sociais, fazendo com que os consumidores, cada vez mais investidos de cidadania, incorporem um aumento da consciência ambiental e da melhoria da qualidade de vida como requisitos para a competitividade empresarial. É a denominada gestão para a sustentabilidade, que busca compatibilizar a eficiência econômica com a ambiental e a social, dentro de uma perspectiva de construção do futuro para as empresas e a sociedade em geral. Essa articulação é denominada de visão triple botton line.

Esse é um dos propósitos do novo curso de pós-graduação lato sensu em Estratégia Empresarial e Inteligência Competitiva que será realizado pela Faculdade Senac, no Rio de Janeiro. Desenvolvido e coordenado por Daniel Roedel, Diretor da Plurimus, o curso se propõe a formar Analistas Estratégicos de Informação, capazes de identificar, recuperar, analisar, disseminar e usar a informação relevante e prioritária para auxiliar o processo de tomada de decisão. O Analista pode atuar em organizações públicas e privadas, de qualquer porte ou ramo de atuação, ou empreender negócio próprio como consultor de inteligência competitiva.


No entanto, para ser relevante e poder proporcionar vantagem competitiva, a informação deve atender de modo integrado, as perspectivas econômicas, sociais e ambientais.

Para informações sobre o programa do curso procure a FATEC - FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC RIO, Rua Santa Luzia, 735 - 5º Andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20030-040 Tel.: (21) 2517-9252 / 9282 Fax: (21) 2517-9249 Email: posgraduacao@rj.senac.br.

Nenhum comentário: