Trouxeste
a chave?
O artigo 205, da Constituição brasileira de 1988,
garante a todo o cidadão deste país que “A
educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e
incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da
pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o
trabalho”, assenta, portanto, sua base em três dimensões: desenvolvimento
humano, cidadania e trabalho.
Se é inegável que a universalização da educação,
especialmente no Brasil, trouxe avanços sem precedentes para a organização da
sociedade, é igualmente verdade que as assimetrias no processo educativo têm
provocado distorções na maneira como cada uma dessas dimensões é resguardada no
cumprimento deste direito constitucional.
Os desafios impostos pela contemporaneidade aos indivíduos
requer a ampliação do saber de modo sempre constante; seja para fazer valer os
seus direitos enquanto cidadão, seja no processo de especialização necessário
aos desafios de inserção plena no mundo trabalho. Mas, fundamentalmente é no
tocante ao desenvolvimento humano que o conhecimento torna-se o principal ativo
que os indivíduos possuem para manterem-se críticos em relação ao tipo de
ambiente que se pretende compartilhar.
Desta forma, discutir o papel cultural (e político) da
educação na atualidade é assunto que não deveria ser negligenciado por nossos
intelectuais e cidadãos de modo geral, dada a relevância que seus
desdobramentos assumem em nossa vida social.
Por isso, a edição V de Plurimus Cultura e Desenvolvimento em Revista introduz o
debate ao lançar, por meio dos artigos que a compõem, questões a serem
refletidas pelos seus leitores e eventualmente desenvolvidas em seus espaços de
atuação.
A edição é composta de duas partes. Dois artigos debatem
de modo mais amplo o papel da Educação dentro das dimensões acima mencionadas,
quais sejam, no tocante ao mundo do trabalho e às políticas educacionais.
Outros dois artigos que tratam de especificidades da educação aplicada.
O artigo da Socióloga argentina Silvia Patrícia Altamirano introduz o pertinente debate acerca do
desemprego juvenil no Brasil. Destaca que, a despeito de programas e políticas
implementadas no sentido de reduzir o percentual de jovens desempregados, é a
insuficiência de postos no mercado de trabalho o principal responsável pelo
agravamento dessa situação.
Na sequência, a Educadora Isa Martins, aborda a inserção acrítica das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
no ambiente da escola. Ao problematizar com aguda propriedade os paradoxos da
política educacional implementada pelo Ministério da Educação (MEC) questiona
se a lógica de utilização indiscriminada dessas tecnologias como ferramentas
educacionais não estaria subordinando a interesses de mercado a mediação das
relações professor-aluno. Debate altamente relevante, portanto.
Entrando no debate aplicado dos processos educacionais
em áreas específicas do conhecimento, o artigo do Administrador Marcelo Marujo e da Contadora Laila Tavares trata das competências do
profissional contábil de seguros, trazendo ao debate, inclusive, questões sobre
a sua formação na grade curricular das graduações em Ciências Contábeis no
país.
Por fim, na seção de Temas
Gerais, novamente o Administrador Marcelo
Marujo, em parceria com o Analista de Sistemas Fischer Jônatas Ferreira apresentam suas contribuições à análise da
documentação técnica sobre o desenvolvimento e manutenção de softwares, em
especial contrapondo as metodologias de desenvolvimento de software Clássica e
Ágil.
Plurimus Cultura e
Desenvolvimento em Revista é uma publicação
independente e decorre do esforço de professores e pesquisadores que se propõem
a abrir um espaço de reflexão e debate acerca de temas que contribuam para um
outro olhar da realidade e para a construção de um outro mundo. Nossas edições
estão disponíveis gratuitamente mediante cadastro no endereço www.plurimus.com.br.
Podem participar todos os interessados em se apresentar
para esse processo plural. A próxima edição terá como tema central a questão da
Participação Social, sempre dentro do
nosso recorte editorial, contemplando as várias possíveis nuances em que se
pode discutir um tema tão contemporâneo e relevante quanto este. Contamos com a
suas ideias.
Boa leitura!
Os Editores
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